Casa Torres / Arquitectos GLR

"Fixado no alto das montanhas da Sierra Madre, a Casa Torres pretende estabelecer um contato íntimo com o ambiente natural em que está situado. Discretamente aberta para a rua, a casa é acessada pela travessia de uma fonte de onde um enorme carvalho surge, impressionante, tanto para seu tamanho e sua beleza. Uma vez na varanda, um grande mural, como porta-construído em mármore, madeira e aço, acolhe o visitante."


© Jorge Taboada


No interior, o hall de entrada funde-se com um espaço de contrastes materiais constituídos de Santo Tomas de mármore e paredes de pedra vulcânica. A partir desta área há uma continuidade visual com o resto da casa e com o jardim que foi deixado em seu estado natural como uma floresta de carvalhos pequenos.


© Jorge Taboada


"Na sala de estar, concebido quase como uma caixa de vidro, pode-se experimentar a vista dos picos Sierra Madre na distância e no jardim perto. Devido à sua localização dentro da montanha, onde os invernos podem ficar muito frio, há uma lareira para a família para reunir em torno da noite."


© Jorge Taboada



© Jorge Taboada



© Jorge Taboada

"Da sala de jantar e sala de mídia, pode-se acessar o terraço e apreciar a vista soberba sobre a Sierra Madre, bem como da cidade de Monterrey. Aqui o fundo musical dos sons da natureza está em nítido contraste com o barulho da cidade abaixo."

© Jorge Taboada

Este projeto tem muitas coisas interessantes! Entre elas o interior, que achei de muito bom gosto, uma arquitetura mais limpa, sem muito adereço, mas mesmo assim não deixando de ter a cara da pessoa que vai utiliza-la.
Estava esses tempos lendo uma cronica da Marta Medeiros onde ela falava sobre a sensação dela como usuária, quando ia escolher um apartamento, e ela disse que por diversas vezes se debateu com espaços que pareciam ser mais show room de loja do que uma casa, que a casa para ser agradável precisar ser uma casa que a pessoa que mora nela tenha vontade de rir, ou seja, não rir de engraçado ou de ruim, mais sim de alegria, que transmita coisas alegres para o morador. De certa maneira ela está corretíssima quanto a isso... por isso quando formos montar o nosso espaço tem que ter a nossa cara, do cliente é claro para nós arquitetos. 
Mais algumas imagens da casa:

© Jorge Taboada
Esta meio show room, mas pode ficar bem interessante com um movimento!

level 01 plan basement plan
© Jorge Taboada
Acesso e Sala de Estar

© Jorge Taboada
Volume da escada saindo de uma maneira muito interessante...

© Jorge Taboada
Vista Fundos


© Jorge Taboada
Lareira com volume externo.


© Jorge Taboada
Amei este lavabo!


© Jorge Taboada
Sala de Jantar

© Jorge Taboada

© Jorge Taboada

Arquitetos: Arquitectos GLR 
Localização: Monterrey, México, 
a equipe do projeto: Chapa Bernardo, Jenis Joaquín, Güereña Tomas, Diana Guerra, Eduardo Fuentes 
Área de Projecto: 5.942 m² 
Ano do projeto: 2008
Fotografias: Jorge Taboada


Fonte: http://www.archdaily.com/57564/torres-house-glr-arquitectos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cozinhas Industriais - Restaurantes

Frases de arquitetos…

Menção Honrosa Concurso na Venezuela Habitação Popular